PROGRAMAS PARA O ENSINO BÁSICO
A elevada carga programática, associada aos níveis de exigência
das sociedades atuais e aos aspetos evolutivos dos processos cognitivos,
tem um impacto estrutural nos processos pedagógicos.
Sobretudo ao nível
dos apoios escolares, torna-se fundamental uma abordagem de elevada
personalização e especificidade no processo de ensino/aprendizagem.
Após contato com os conteúdos em sala de aula, é possível identificar objetivamente as dificuldades reais de cada aluno. Nesta fase é pois essencial ativar processos e estratégias que contemplem essas dificuldades individuais. Nesse sentido a Akademia possui programas únicos que privilegiam uma abordagem individual e que diferenciam positivamente os conhecimentos que cada aluno tem de cada meta curricular.
Um programa diferenciado
01
ENTREVISTA AOS PAIS
Elaborada por especialistas do Instituto de Neuroeducação, pretende dar a conhecer o percurso escolar, o contexto social, emocional e comportamental de cada criança.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
02
TESTE DE DIAGNÓSTICO
Permite aferir o conhecimento de cada aluno sobre as metas curriculares anteriores relativamente a disciplinas fundamentais. Possibilita uma focalização muito objetiva nos pontos mais fracos e, desse modo, um desenho de estratégias mais consistentes.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
03
RELATÓRIO INDIVIDUAL
Através da informação fornecida pelos instrumentos dos dois pontos anteriores são elaboradas um conjunto estratégias pedagógico-didáticas, assentes num conhecimento mais sólido do aluno. Este relatório é o ponto de partida de uma abordagem personalizada mas dinâmica.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
04
PLANO INDIVIDUAL DO ALUNO
Partindo do Relatório Individual este plano incorpora, em tempo real, toda a informação gerada sobre o aluno – TPCs, testes escolares, dificuldades evidenciadas, desempenho emocional e comportamental, etc. É, por isso, um instrumento dinâmico, em que as estratégias individuais são permanentemente adaptadas de acordo com essa informação gerada, permitindo uma atuação assertiva e individual.
Os programas incluem:
-
PLANO INDIVIDUAL DO ALUNOApós a realização de entrevista e testes de diagnóstico é desenvolvido um plano de estudo individual.
APOIO EM SALACom suporte permanente de uma professora da área Científica e uma da área de Humanidades.
EXPLICAÇÕES DE COMPLEMENTARIDADEDe acordo com necessidades seletivas a definir pelas respetivas professoras são organizadas em grupos de estudo até 5 alunos.
-
APOIO AOS SÁBADOSRecurso seletivo prestado através de Apoio em Grupo Variável ou através de Explicações de Complementaridade.
PREPARAÇÃO PARA EXAMENos anos letivos em que se realizam exames é efetuada uma preparação específica e especializada para os mesmos.
-
ACOMPANHAMENTO EM ESCOLAEm situações de complexidade técnica, os pais poderão solicitar apoio especializado para reuniões com professores ou diretores de turma.