UM NOME PARA UM CONCEITO INOVADOR
A Sala Aberta é um conceito que pretendeu inovar ao nível
dos processos e práticas pedagógicas. Concetualmente, baseia-se nas abordagens
teóricas metodológicas em que é privilegiada a importância máxima do aluno no
seu processo de aprendizagem.
Responsabilização progressiva e participação
ativa do aluno no planeamento da sua aprendizagem, bem como um apelo permanente
aos mecanismos de reforço do auto conhecimento (conhecimento dos próprios processos
cognitivos) e a autorregulação (monitorização e controlo ativo dos processos
cognitivos para atingir um fim), são os principais elementos chave na
concetualização das nossas metodologias.
Um programa diferenciado
01
ENTREVISTA AOS PAIS
Elaborada por especialistas do Instituto de Neuroeducação, pretende dar a conhecer o percurso escolar, o contexto social, emocional e comportamental de cada criança.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
02
TESTE DE DIAGNÓSTICO
Permite aferir o conhecimento de cada aluno sobre as metas curriculares anteriores relativamente a disciplinas fundamentais. Possibilita uma focalização muito objetiva nos pontos mais fracos e, desse modo, um desenho de estratégias mais consistentes.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
03
RELATÓRIO INDIVIDUAL
Através da informação fornecida pelos instrumentos dos dois pontos anteriores são elaboradas um conjunto estratégias pedagógico-didáticas, assentes num conhecimento mais sólido do aluno. Este relatório é o ponto de partida de uma abordagem personalizada mas dinâmica.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
04
PLANO INDIVIDUAL DO ALUNO
Partindo do Relatório Individual este plano incorpora, em tempo real, toda a informação gerada sobre o aluno – TPCs, testes escolares, dificuldades evidenciadas, desempenho emocional e comportamental, etc. É, por isso, um instrumento dinâmico, em que as estratégias individuais são permanentemente adaptadas de acordo com essa informação gerada, permitindo uma atuação assertiva e individual.
O programa da sala aberta inclui:
Frequência das instalações da sala aberta durante os seus
períodos e horários de funcionamento predefinidos.
Apoio de professores especializados às referidas disciplina.
Elaboração de planos de trabalho individualizados.
Preparação para testes intermédios e exames nacionais.
Feedback da progressão escolar em zonas temporais definidas.
Módulo prévio de formação nos meios de comunicação síncrona
e assíncrona utilizados.
Acesso às plataformas de e-learning e outros meios de comunicação colaborativa.
Acesso à biblioteca digital de documentos.
Acesso à escola virtual.
Disciplinas incluídas: