UM NOME PARA UM CONCEITO INOVADOR

A Sala Aberta é um conceito que pretendeu inovar ao nível dos processos e práticas pedagógicas. Concetualmente, baseia-se nas abordagens teóricas metodológicas em que é privilegiada a importância máxima do aluno no seu processo de aprendizagem.

Responsabilização progressiva e participação ativa do aluno no planeamento da sua aprendizagem, bem como um apelo permanente aos mecanismos de reforço do auto conhecimento (conhecimento dos próprios processos cognitivos) e a autorregulação (monitorização e controlo ativo dos processos cognitivos para atingir um fim), são os principais elementos chave na concetualização das nossas metodologias.


Um programa diferenciado

01


ENTREVISTA AOS PAIS

Elaborada por especialistas do Instituto de Neuroeducação, pretende dar a conhecer o percurso escolar, o contexto social, emocional e comportamental de cada criança.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

02


TESTE DE DIAGNÓSTICO

Permite aferir o conhecimento de cada aluno sobre as metas curriculares anteriores relativamente a disciplinas fundamentais. Possibilita uma focalização muito objetiva nos pontos mais fracos e, desse modo, um desenho de estratégias mais consistentes.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

03


RELATÓRIO INDIVIDUAL

Através da informação fornecida pelos instrumentos dos dois pontos anteriores são elaboradas um conjunto estratégias pedagógico-didáticas, assentes num conhecimento mais sólido do aluno. Este relatório é o ponto de partida de uma abordagem personalizada mas dinâmica.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

04


PLANO INDIVIDUAL DO ALUNO

Partindo do Relatório Individual este plano incorpora, em tempo real, toda a informação gerada sobre o aluno – TPCs, testes escolares, dificuldades evidenciadas, desempenho emocional e comportamental, etc. É, por isso, um instrumento dinâmico, em que as estratégias individuais são permanentemente adaptadas de acordo com essa informação gerada, permitindo uma atuação assertiva e individual.

O programa da sala aberta inclui:

Frequência das instalações da sala aberta durante os seus períodos e horários de funcionamento predefinidos.

Apoio de professores especializados às referidas disciplina. Elaboração de planos de trabalho individualizados.

Preparação para testes intermédios e exames nacionais.

Feedback da progressão escolar em zonas temporais definidas.

Módulo prévio de formação nos meios de comunicação síncrona e assíncrona utilizados.

Acesso às plataformas de e-learning e outros meios de comunicação colaborativa.

Acesso à biblioteca digital de documentos.

Acesso à escola virtual.


Disciplinas incluídas: